A curiosidade é uma característica comum ao ser-humano. A capacidade de investigar e aprender também são. O homem foi criado por DEUS, logo foi Ele quem deu essas características ao homem. Diz a Bíblia, em Gênesis 1:26, que o homem foi criado para ser Sua imagem e semelhança. Em Efésios 4:11-13 Paulo confirma isso falando que o objetivo de DEUS em dar homens maduros como dons (presentes) à Igreja era de que eles ajudassem os demais a se tornarem perfeitos, levando-os à unidade da Fé e do pleno conhecimento de Cristo. Dito isto, me atrevo a afirmar que DEUS quer que o homem seja igual a Ele, e isso acontece através do conhecimento Dele, por isso, fez o homem com a capacidade de ser curioso, de investigar e de aprender.

O termo “conhecer”, nas Escrituras, com relação a DEUS tem a conotação de “intimidade por meio de uma relação sexual”. Nesse aspecto o SENHOR Se coloca como um marido que quer conhecer e Se dar a conhecer ao Seu povo, Sua Esposa. Paulo fala disso quando em I Coríntios 6:16-17 diz que ao nos unirmos a uma prostitua nos tornamos um com ela, e todo aquele que se une ao SENHOR é um espírito com ele, ou seja, passa a conhecê-Lo como numa intimidade sexual. É assim que o SENHOR QUER que O conheçamos e sejamos como Ele.

Uma observação importante é que, somente Cristo podia conter nEle toda a plenitude da Divindade Colossenses 2:9. Por isso, conhecê-Lo e chegar a estatura dEle requer comunhão com os santos. Como Josué precisou da ajuda de todo o povo de Israel para tomar posse da terra prometida, precisamos de todo o Corpo de Cristo para sermos iguais a Ele.

Por quê DEUS quer que O conheçamos para sermos iguais a Ele?

1° – Porque não sofreríamos se O conhecêssemos e fossemos iguais a Ele.
O livro de Oséias fala do relacionamento de DEUS com Seu povo. Fala de como Israel se afastava de DEUS adulterando com outros deuses. Ao se afastarem do SENHOR eles passaram por muitos sofrimentos. Em 4:6 é dito que eles sofriam pois lhes faltava o conhecimento. Mas ao perceber sua culpa em sofrer por lhe faltar o conhecimento de DEUS certamente diriam como em 6:3 “conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”.
2° – Porque amaríamos uns aos outros se O conhecêssemos e fossemos iguais a Ele.
Em I Coríntios 12 Paulo fala da importância dos dons espirituais para a edificação do Corpo de Cristo. No capítulo 14 ele fala que o melhor dom, no que diz respeito a essa edificação é o dom de profetizar (proferir a Palavra de DEUS). Mas entre esse dois assuntos ele diz no capítulo 13 que para acontecer essa edificação há a necessidade de que os membros se amem uns aos outros. Para que haja algum valor na obra feita em prol de DEUS e do Seu Reino o amor entre os irmãos deve ser o fator de motivação. Mas a falta de amor acontece, e acontece porque só conhecemos a Deus em parte (I Coríntios 13:12). Todo aquele que ama conhece a DEUS (I João 4:7).
3° – Porque desfrutaríamos já da Vida Eterna se O conhecêssemos e fossemos iguais a Ele.
Em João 17:2-3 o SENHOR Jesus orando disse que o PAI deu os escolhidos ao FILHO para que este desse a eles a Vida Eterna, e que essa Vida Eterna consiste em que conheçamos o único DEUS verdadeiro e a Jesus Cristo que foi enviado pelo PAI.
Por quê sofremos? Porque não somos iguais a DEUS. Por quê não amamos? Porque não somos iguais a DEUS. Por quê não desfrutamos e somos envolvidos pela Vida Eterna hoje, mas esperamos essa Vida para o futuro? Porque não somos iguais a DEUS. E por quê não somos iguais a DEUS? Porque não o conhecemos.
I Pedro 1:3-4 diz que Pelo divino poder de DEUS e pelo Conhecimento Completo de Cristo somos conduzido à Vida e a Piedade, à Glória e a Virtude, recebemos as promessas e nos tornamos Co-Participantes da Natureza de DEUS!!! Irmãos! Co-Participantes da Natureza de DEUS!!! ALELUIA! Isso é motivo para gritarmos aos 4 cantos da Terra: A-LE-LU-IA!!!
I João 3:2 diz que assim como Ele é nós o veremos e seremos!!! Novamente ALELUIA! Não é que seremos adorados ou dividiremos o poder de DEUS. Não é que tentemos competir com Ele, como o fez satanás. Mas enquanto O conhecemos somos envolvidos por Ele e temos os Seus atributos trabalhados em nós.
COM TODAS ESSAS ADVERTÊNCIAS E PROMESSAS ESPERO QUE BUSQUEMOS MAIS CONHECER A DEUS PARA SERMOS IMITADORES DE DEUS (Efésios 5:1).
Geraldo Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*